16-10-2018

Doutor examinando uma perna

Tudo o que você precisa saber antes do procedimento de vasinhos

Quando pequenos vasinhos capilares de coloração vermelha ou roxa começam a aparecer na superfície da pele, está na hora de realizar alguns procedimentos para a sua eliminação. Estes vasinhos não causam graves problemas de saúde, mas podem trazer um desconforto estético. São finos e ramificados, lembrando uma teia de aranha. Sua maior ocorrência é nas pernas, mas também podem surgir em outros locais, como por exemplo no rosto, principalmente próximos ao nariz.

Para algumas mulheres, o incômodo pode ser maior se ela estiver em período menstrual. Isso porque os vasinhos podem ficar doloridos ou apresentar uma sensação de queimação. O melhor a se fazer é procurar um médico para que o diagnóstico possa ser feito. Alguns tipos de tratamentos são apresentados ao paciente de acordo com o resultado dos exames. A grande maioria pode ser feita dentro do próprio consultório do cirurgião vascular. No entanto, alguns pontos precisam ser considerados antes de iniciar os tratamentos, a começar por conhecer os procedimentos.

Você faz parte do grupo de risco?

O tratamento de vasinhos não é indicado para certos grupos de pessoas. Aqueles que tiveram trombose devem ter uma orientação mais completa, podendo necessitar de exames complementares. Mulheres grávidas apresentam inchaços comuns nas pernas, portanto o tratamento não deve ser aconselhado durante a gestação. Pessoas com vitiligo ou que fazem uso de medicamentos fotossensibilizantes podem ter reação ao laser. Para estes casos, o cirurgião vascular pode adotar um tratamento com outros métodos tão eficaz quanto.

Tenha atenção ao uso de certos tipos de medicamentos

O uso de remédios coagulantes deve seguir orientação médica durante o tratamento e após. Este cuidado se dá porque o corpo já tem propensão a criar obstruções (coágulos) dentro das veias, de modo que o melhor tratamento para os vasinhos deve ser discutido junto com médicos de outras especialidades. Mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais como método contraceptivo,  normalmente não apresentam contra-indicações para realização do tratamento, a depender do método de tratamento a ser utilizado e do tipo de anticoncepcional que está tomando.

Os benefícios do tratamento com espuma

A escleroterapia é conhecida popularmente por secar os vasinhos. De fato, é isso o que acontece com eles quando há a aplicação de injeção de espuma (Polidocanol) em seu interior. Esta substância irrita as paredes dos vasinhos, fechando-os. Esse tratamento é conhecido pela sua confiabilidade e eficiência através dos diversos estudos científicos desenvolvidos sobre ele e os anos de experiência. A escleroterapia também pode ser realizado com outros produtos, entre eles: glicose 50% e 75%, etamolin, entre outros.

Os benefícios do tratamento a laser

Este é um tratamento adjacente, menos agressivo e apresenta uma recuperação rápida e tranquila. Por ele ser pouco invasivo, a pessoa pode retomar as suas atividades de rotina imediatamente após, bem como aos exercícios no dia seguinte. O aparelho a laser emite um feixe de luz que em contato com os glóbulos vermelhos do sangue gera calor, queimando os vasinhos. Para que haja resultados satisfatórios, são necessárias algumas sessões.

Para obter outras informações pertinentes sobre o tratamento de vasinhos de varizes, acesse ao nosso blog. A Duo Vascular oferece diversos e mais modernos tipos de tratamentos, conheça cada um deles em nosso site. Entre em contato para saber mais e marcar uma consulta!